Erros mais comuns nas redações de vestibulares

Generalizações, uso inadequado das conjunções e perÃodos longos estão entre os erros mais comuns nas redações de vestibulares.
O candidato deve ficar atento para não levar para a modalidade escrita vÃcios de linguagem muito comuns na modalidade oral
Você sabe que para alcançar uma vaga na universidade um bom desempenho no Enem e nos demais vestibulares é primordial, não é mesmo? A redação sempre foi o bicho de sete cabeças para boa parte dos estudantes (exceto para aqueles que veem na leitura um prazer, e não uma obrigatoriedade), que encontram diversas dificuldades na hora de transferir para o papel palavras e argumentos.
Para ajudá-lo(a) a ter uma relação mais tranquila com a escrita, vamos mostrar os erros mais comuns cometidos nas redações de vestibulares e concursos. Você já ouviu aquele ditado que diz que “é errando que se aprende� Pois bem, nada melhor do que observar os erros, próprios ou alheios, para evitar deslizes na modalidade escrita, principalmente quando escrever bem faz a diferença entre o ingresso na faculdade ou mais um ano de cursinho. Fique atento às cinco dicas de redação para o Enem e demais vestibulares e bons estudos!

1 - Você gosta de gÃrias? Tudo bem, mas evite-as na modalidade escrita. Quando estamos com nossos amigos ou familiares, é compreensÃvel que optemos por uma maneira mais dinâmica e descontraÃda para nos comunicarmos, sendo assim, o uso de gÃrias é absolutamente adequado para a situação. Contudo, na modalidade escrita, é importante que a norma culta da lÃngua portuguesa seja preservada, mesmo porque ela é exigida no Enem e demais vestibulares. Os registros da oralidade e gÃrias mais encontrados nas redações dos candidatos são: “néâ€, “daÃâ€, “tipo assimâ€, “tá ligadoâ€, “caraâ€, entre outros que podem diminuir e muito a nota final de seu texto;
2 – Na contramão do uso das gÃrias, o rebuscamento linguÃstico. Muitas pessoas confundem norma culta da lÃngua com rebuscamento linguÃstico, erro que leva o candidato a adotar termos que nem ele mesmo conhece. Opte por palavras e construções simples para não correr o risco de ser mal interpretado;
3 – Coesão textual e frases longas não combinam. Fique atento à construção dos perÃodos e, sempre que necessário, pontue seu texto. Frases longas comprometem a coesão e também a coerência da redação, por isso, opte por frases mais objetivas;
4 – Cuidado com as generalizações e com o senso comum: Em redações como as do Enem, que pedem do candidato uma proposta de intervenção para o tema, cair na armadilha das generalizações e do senso comum pode ser fatal. Infelizmente esse é um dos erros mais frequentes, responsável por esvaziar os sentidos da redação e torná-la apenas mais uma entre tantas outras. Evite ou seja cuidadoso ao usar palavras como “únicoâ€, “sempreâ€, “todosâ€, “jamaisâ€, “maioriaâ€, “minoriaâ€, entre outras que podem contribuir para a construção de generalizações indevidas;
5 – Fique atento à s conjunções: Muitos candidatos iniciam o parágrafo final de uma redação (momento em que a conclusão ou proposta de intervenção se apresenta) utilizando a conjunção adversativa “contudoâ€. Ora, se ela é uma conjunção adversativa, quer dizer que ela indica oposição a algo dito anteriormente, ou seja, é como se, ao finalizar seu texto, você estivesse “desdizendo†o que afirmou antes. Nesse caso, as conjunções mais adequadas são as conjunções conclusivas “portantoâ€, “logoâ€, “desse modoâ€, “por conseguinte†ou “assimâ€.
Fonte:http://portugues.uol.com.br/redacao/erros-mais-comuns-nas-redacoes-vestibulares.html
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