Exame que substitui Enem para certificar ensino médio abre inscrições hoje.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas no site do Encceja e vão até o dia 18 de agosto, às 23h59.

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Para realizar aprova, o participante deve ter mais de 15 anos de idade para tentar a certificação do diploma do ensino fundamental; e a partir de 18 anos para tentar o diploma do ensino médio.

No ato da inscrição, o estudante deve informar o seu CPF e o número da cédula de identidade. Em caso de pessoas que estejam em sistemas prisionais e jovens sob medida socioeducativa, o responsável pedagógico deve, obrigatoriamente informar o CPF do interessado.

O estudante pode acessar mais informações sobre a prova pelo site http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja. Além da página do Encceja, o participante pode contatar a Central de Atendimento ao participante do MEC (Ministério da Educação) ou ligar para o telefone 0800 616161.

 

 O QUE É O ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudo sem idade própria.


Constitui-se em um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.


A partir deste ano,com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deverá optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.


CONFIRA AS DATAS DO ENCCEJA

Encceja Nacional

Publicação do edital: 24 de julho

Inscrições: 7 a 18 de agosto

Aplicação: 22 de outubro

Encceja Nacional PPL

Publicação do edital: 7 de agosto

Adesão das unidades: 14 a 25 de agosto

Inscrições: 21 de agosto a 1º de setembro

Aplicação: 24 e 25 de outubro

Encceja Exterior

Publicação do edital: 30 de junho

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 10 de setembro

Encceja Exterior PPL

Publicação do edital: 30 de junho

Inscrições: 3 a 17 de julho

Aplicação: 11 a 22 de setembro

 

Últimas Notícias
AVISO DE FUNCIONAMENTO DA TURMA ...
Leia mais...
Inscrições serão recebidas de 28 de junho a 9 de julho, na Página do Participante ...
Leia mais...