(86) 3232-3642
 
 
CURSOS
 

Objetivo Geral:

Este curso de redação tem como objetivo geral auxiliar a escrever com fluência, argumentação e criticidade sobre temas e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, ou seja, adaptando-se a diferentes registros e de forma coerente com seus objetivos e com o assunto tratado. Aqui, dá-se atenção especial aos alunos vestibulandos (ENEM, UNB, FUVEST, PARTICULARES LOCAIS), concurseiros ( FCC, FGV, CESPE UNB).


Objetivos Específicos

  • Levar o aluno a ter contato com vários gêneros de texto que circulam em nossa sociedade;
  • Levar o aluno a conhecer e fazer uso das regras obrigatórias de pontuação: não se pode pontuar entre o sujeito e o verbo e entre o verbo e seu complemento e outras situações;
  • Levar o aluno a aprender que pontuar é agrupar as palavras do texto de forma a dar sentido ritmo e ênfase à redação;
  • Levar o aluno a refletir sobre o uso adequado da língua, conforme o gênero solicitado;
  • Levar o aluno a refletir sobre o uso da linguagem nas áreas do conhecimento e na sociedade;
  • Levar o aluno a se tornar um usuário mais crítico e proficiente da linguagem, conquistando autonomia para atuar como cidadão;
  • Utilizar adequadamente as diferentes linguagens em diversas situações de comunicação;
  • Adequar o seu texto ao registro formal ou informal, de acordo com as diferentes situações de uso;
  • Conhecer os aspectos linguísticos e ortográficos que regem a Língua Portuguesa e refletir sobre eles;
  • Expressar seus sentimentos e suas ideias fazendo uso da linguagem escrita;
  • Construir argumentos a fim de melhor expor suas opiniões;


Por que ele é importante?

Língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, nos ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na internet, nas repartições públicas, nos hospitais, etc. Em nosso cotidiano, estamos cercados de diferentes formas de linguagem verbal (oral e escrita) ou não verbal (imagens, gráficos, fotografias, etc) que se interrelacionam nas diversas situações de comunicação e interação que vivenciamos. Dominar essa linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais. Para isso, é necessário o desenvolvimento de competências complexas e diversificadas a cada situação. Assim, pretende-se desenvolver um curso de redação para que os usuários, além de usar o espaço e os recursos tecnológicos para pesquisa e uso individual, também possam desenvolver habilidades na área da escrita. A intenção é que os usuários consigam transmitir informações ou estabelecer comunicação entre o emissor e o receptor de mensagem, como uma forma de interação humana e como o lugar de constituição de relações sociais. A língua toma existência nas práticas sociais de interlocução. Assim ela é compreendida não como uma única forma de falar considerada padrão, ou como uma forma padrão que coexiste com formas consideradas errôneas, mas como o conjunto de variedades linguísticas usadas em uma comunidade. Através do curso de redação espera-se que o aluno possa usar a língua e a linguagem em diferentes situações sociais, amplie a capacidade de leitura e de produção de textos orais e escritos, a fim de estarem preparados para interagir diante das inúmeras situações.


Quais são os passos e estratégias para preparar seu projeto?

Para a realização do curso de “Redação”, o professor mediador levará em consideração o conhecimento prévio do aluno, bem como trará indicações e sugestões de bons textos e endereço para pesquisa para que tenham como referência e embasamento bons parâmetros textuais.

a) Apresentação de texto de um determinado gênero;

b) Pesquisa sobre o mesmo assunto do texto apresentado;

c) Desafio – Proposta de uma nova escrita do texto com novos argumentos, visão crítica, coesão e coerência;

d) Revisão, autocorreção e análise da própria escrita com o olhar voltado para o sentido do texto, ortografia e pontuação;

e) Revisão do texto usando os recursos de correção do mapa de correção;

f) Reescrituras textuais após compreensão da correção e comentários a respeito do textuo corrigido;


Conteúdo:

Escrita espontânea de diversos tipos de textos;

Leitura de bons textos como embasamento para escrita;

Construção de parágrafo observando: coerência, coesão, pontuação, ortografia.

Autocorreção

Avaliação.

Ao final do curso espera-se que os alunos consigam usar a linguagem escrita com maior desenvoltura, com melhores argumentos, e conhecimento da escrita formal e ortográfica e conheça diversos tipos de texto bem como os exigidos nos principais vestibulares do país.

Autoavaliação do aluno

Na autoavaliação, o aluno deverá refletir sobre os conhecimentos e sobre as estratégias de aprendizagem utilizada nas aulas.


TURMAS DISPONÍVEIS


Preparatório ENEM - Discussões temáticas voltadas para as áreas exigidas pelas matrizes do ENEM

  • Estruturação textual (dissertação argumentativa) conforme as 05 competências exigidas no ENEM
  • Material próprio, elaborado de acordo com as exigências textuais do ENEM (conhecimento dos recursos linguísticos para produção textual, identificação temática e diálogos textuais, estratégias argumentativas e repertório sociocultural, mecanismos linguísticos responsáveis pela progressão textual, propostas de intervenção como sugestões a partir do exigido no exame ENEM).

Preparatório Particulares - Discussões temáticas conforme as tendências dos últimos vestibulares abordados em faculdades particulares (FACID, CAMILO FILHO, SANTO AGOSTINHO, NOVAFAPI...)

Preparatório CONCURSOS - Estruturação textual de acordo com o exigido em concursos - especialista CESPE-UNB, FCC, FGV e outros.

Nessa frente, o aluno tem atenção específica para textos nesse campo, sendo, portanto, um material e um direcionamento voltados para o melhor resultado do concurseiro.

Preparatório Redação Júnior (ensino fundamental) - turmas destinadas a alunos de 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental. Nessas turmas, serão contempladas várias competências, habilidades voltadas para produção de gêneros textuais argumentativos. Além dessas vertentes, serão exploradas , no decorrer do curso, inferências textuais e reconhecimento da língua materna e suas variações em momentos específicos de produção textual. A ideia a ser desenvolvida é a de contemplar habilidades de produção, de reconhecimento das características textuais e de intenções do texto (interpretação) ao longo do curso. Assim, pretende-se, ao longo dos encontros, preparar os alunos para a etapa seguinte de sua vida escolar, Ensino Médio.

Curso de Matemática Premier

 
 

CURSO DE MATEMÁTICA PREMIER

Turma Prime (matemática)

quarta - 15h30 a 18h30


Turma Prime (matemática)

Sábado - 15h30 a 18h30


Turma Premium (matemática)

Sexta - 19h a 22h


Turma Premium (matemática)

Domingo - 10h a 13h

 

Rua Senador Cândido Ferraz, n 880 - Sala 14 - Térreo - Jóquei, Teresina - PI, CEP: 64049-250 - Telefone: (86) 3232-3642