Piauí e Pernambuco ganham duas universidades federais com campus já existentes da UFPI e da UFRPE

Duas novas instituições de ensino públicas foram criadas na região Nordeste, de acordo com projeto de lei assinado pelo presidente da República, Michel Temer, na última quarta-feira (11). Com a criação dessas duas universidades, o país passa a ter 65 universidades federais. 

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), em Garanhuns (PE), serão desdobramentos de câmpus de instituições já existentes.

No caso da UFDPar, a estrutura surge a partir de Universidade Federal do Piauí (UFPI), em sua unidade da cidade de Parnaíba. Todos os cursos oferecidos na instituição e os alunos matriculados serão transferidos automaticamente para esta nova universidade. O quadro de funcionários também permanece o mesmo.

Ou seja: a mudança, na prática, é que a unidade que até então era um campus da UFPI passa a funcionar como uma nova instituição de ensino.

O mesmo processo ocorre com a Ufape - ela herda toda a estrutura e o corpo docente e discente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus de Garanhuns, no agreste pernambucano.

“São universidades já existentes na prática, nos câmpus em operação. É um processo de implementação que dura, em média, cinco anos. Ano que vem, elas já estarão no orçamento como novas instituições" - Rossieli Soares, ministro da Educação

 

Últimas Notícias
AVISO DE FUNCIONAMENTO DA TURMA ...
Leia mais...
Inscrições serão recebidas de 28 de junho a 9 de julho, na Página do Participante ...
Leia mais...